5 de jun. de 2012

Procrastinar + síndrome do sono = Etiane Rodrigues ao dia a dia

Certa vez, olhando as comunidades do orkut, vi a tal comunidade com os dizeres " a arte de procrastinar".. e nunca mais esqueci.

Muitas vezes tenho a certeza de que tenho alguma doença ou síndrome raríssima.
Eu só posso ter síndrome do sono cc procrastinação.

Todo dia eu digo pra mim mesma, que hoje eu vou conseguir começar e terminar um trabalho da faculdade, sem ficar me enrolando por dias a fio nele.

Ou que eu vou conseguir estudar p provas uma semana antes delas. Mas o que acontece na realidade, é que eu deixo pro último minuto e faço tudo com o tempo corrido. Eu vou bem, mas me dá uma raiva eu ter me deixado nessa situação, com o coração na boca.

E eu procrastino loucamente. Essa palavra grande, difícil e chique faz parte do meu dia a dia. Basicamente ela quer dizer: "Pra que fazer hoje o que você pode deixar pra amanhã?" Porque eu sofro por ficar procrastinando o dia todo ao invés de ir estudar. Eu fico assistindo seriado, fico lendo, vou comer alguma coisa, depois volto a comer, olho os meus e-mails, dou mais uma olhadinha no facebook, fico conversando com qualquer um que seja, fico fazendo qualquer coisa que não seja estudar. Olhar o nada fica mais interessante do que estudar. Eu me sentia extremamente culpada por isso. Hoje eu me sinto "culpadinha" somente..é, acabei aceitando.

Fora as minhas horas de sono. Durmo das 16h30 as 18.34 da tarde e depois me deito lá pelas 23.30 e acordo ás 7:31 todos os dias.
E aí de mim se eu quebrar a minha rotina..

As vezes eu tento uma técnica, é estudar na base da recompensa. Faço o que alguns pais fazem com seus filhos pequenos. Quando  a criança não se comporta o pai obriga a criança a ficar sentada no sofá por alguns minutos, sem deixá-la descer e brincar, pra ele "entender" que não deve fazer certas estripulias. O que eu faço comigo própriamente isso. Eu trabalho na base da recompensa. Penso: "se eu estudar mais uns cinco minutos eu posso comer doce". Ou então: "Se eu terminar de resolver esses exercícios eu posso olhar o facebook por tanto tempo". E assim vou levando tudo.. As coisas ficam prontas.. mas com tanta enrolação, eu gasto 3 vezes mais quando eu poderia já estar qualquer outra coisa sem peso na consciência.

Eu queria afirmar que sou a mesma pessoa com sono. Porém eu não sou. Com sono e tendo que estudar me transformo em uma pessoa insuportável. Por isso às vezes me pego pensando se eu não tenho a Doença do Sono ou uma enfermidade que afeta a minha produtividade e estimula a procrastinação...

Eu prometo, PELOS PODERES DE GREYSKULL que o próximo semestre eu vou estudar! iauheiahiheua